Funko Inc. é uma empresa americana que fabrica coleções licenciadas de cultura pop, mais conhecida por suas estatuetas de vinil licenciadas e bobbleheads. Além disso, a empresa produz bonecos de pelúcia, bonecos de ação, chaveiros estilizados, canetas, a linha de camisetas estampadas, mochilas, bolsas e carteiras, canecas de cerâmica, jogos de tabuleiro e jogos de cartas, e sempre testando novos produtos para agradar os fãs da marca e claro, os fãs dos personagens.

A Funko foi fundada em 1998 por Mike e Claudia Becker, e o Funko foi originalmente concebido como um pequeno projeto para criar vários brinquedos de baixa tecnologia com o tema nostalgia. O primeiro bobblehead fabricado pela empresa foi o famoso ícone de publicidade de restaurantes, o mascote Big Boy, da rede de Restaurantes Big Boy.

Vendido em 2005, Funko, LLC, agora é capitaneado pelo CEO Brian Mariotti. Desde então, a empresa vem ampliando o escopo de suas linhas de brinquedos e focando em fechar contratos de licenciamento com grandes empresas. Atualmente a Funko possui mais de 1000 licenças de franquias e este número tende a subir, conforme novas propriedades vão sendo lançadas.

História da Funko

A Funko foi fundada em 1998 pelo colecionador de brinquedos Mike Becker em sua casa em Snohomish, Washington. Ele começou o negócio depois de não conseguir encontrar um banco de moedas acessível para o mascote dos restaurantes Big Boy, resolvendo assim, licenciar os direitos e produzir seus próprios banco de moedas para uma franquia Big Boy em Michigan. Os bancos de moedas não conseguiram vender e a franquia entrou com pedido de proteção contra falência, mas Funko permaneceu no negócio após licenciar os direitos de bobbleheads para Austin Powers, que vendeu 80.000 unidades. Depois disso, alguns dos primeiros personagens que Funko vendeu foram o mascote Grinch, Tony o Tigre e Cheerios, a abelha. Em 2005, Becker vendeu a Funko para seu atual CEO, Brian Mariotti, que mudou seus escritórios para Lynnwood, Washington, e expandiu significativamente as linhas de produtos licenciados da empresa. Em 2011, Funko começou a vender seu Pop! Linha de estatuetas de vinil, tendo seus primeiros bonecos estilizados Pop! à mostra na San Diego Comic Con (SDCC) de 2010, mas com o nome de Funko Force 2.0.

Anúncio

Após o evento, as peças que não foram vendidas no evento foram reembaladas em caixas de papelão com a janela de acrílico que conhecemos atualmente, empilhável e mais colecionável.

Em 2016, a Funko anunciou planos de se mudar para um prédio no centro da cidade com mais espaço e uma loja de varejo. Ela abriu sua nova sede e sua loja principal de 1.600 m² no centro de Everett em 19 de agosto de 2017.

A empresa abriu sua segunda loja em novembro de 2019, localizada em Hollywood, Los Angeles. Tem 40.000 pés quadrados (3.700 m²) de espaço e inclui estátuas em tamanho real e “sets” de filmes.

E desde então, a Funko já lançou mais de 20.000 produtos, sendo o carro chefe, as figuras estilizadas produzidas em vinil em um estilo semelhante ao chibi japonês, a linha Funko Pop! Vinyl, e seus derivados, que incluem chaveiros (Funko Pop! Pocket Keychain), Camisetas e Canecas de Cerâmica.

E então? Gostaram de saber um pouquinho mais de quem fabrica os nossos queridos Funko Pop? Querem mais posts como este? Deixem seus comentários aqui embaixo!

Até a próxima!
Alex

 

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui