Guia completo das séries e obras derivadas de Dragon Ball, incluindo Dragon Ball Z, Dragon Ball Super e muito mais!

Se você é um fã de longa data ou está apenas começando a se aventurar no mundo de Dragon Ball, pode ser um pouco confuso entender a ordem correta para assistir ao anime, considerando as várias séries e obras derivadas. Não se preocupe, estamos aqui para ajudar! Vamos guiar você pela jornada de Goku e seus amigos, explicando cada uma das obras e apresentar a ordem correta das séries de Dragon Ball.

Neste texto falaremos apenas dos filmes de Dragon Ball considerados canônicos. Deixaremos os filmes de Dragon Ball não canônicos para outro post.

Leia também: Adeus, Mestre Toriyama: Uma Carta de Gratidão
Leia também: Goku vs. Vegeta: A Maior Rivalidade em Dragon Ball

Sobre a obra Dragon Ball

Dragon Ball Clássico Bulma e Goku

Dragon Ball, a icônica obra criada por Akira Toriyama, é uma das séries de mangá e anime mais influentes e populares da história. O mangá teve sua estreia em 1984 na revista Weekly Shonen Jump, cativando os leitores com sua emocionante mistura de ação, aventura, comédia e poderes sobre-humanos. O sucesso do mangá logo impulsionou sua adaptação em uma série de anime, que estreou em 1986, se tornando uma sensação mundial. A história épica segue as aventuras de Goku, um jovem saiyajin com uma força e determinação imensuráveis, enquanto embarca em uma jornada para encontrar as lendárias Esferas do Dragão e enfrentar poderosos inimigos ao longo do caminho.

Anúncio
Dragon Ball Z Saga Majin Boo

O mangá de Dragon Ball é composto por 519 capítulos, divididos em 42 tankobon (volumes), lançados entre 1984 e 1995, quando Toriyama concluiu a obra. A adaptação para o anime possui duas fases distintas, Dragon Ball (clássico) e Dragon Ball Z. A série animada estreou em 1986 e chegou ao seu término em 1996, proporcionando aos fãs uma jornada inesquecível através do universo repleto de aventuras e batalhas emocionantes.

Anúncio: Dragon Ball é na Explorers Club Toys. Confira!

As produções de Dragon Ball existentes

1) Dragon Ball (Clássico)

Dragon Ball Clássico

A saga de Dragon Ball começa aqui. Nessa série, somos apresentados a Goku quando ainda era criança, conhecemos Bulma e acompanhamos a busca pelas Esferas do Dragão. A história tem foco na infância e adolescência de Goku, suas aventuras e o início da formação de amizades que moldarão seu destino.

Dragon Ball Clássico Goku e Kuririn

A fase clássica foi produzida de 1986 a 1989. Abrange os capítulos 1 a 194 do mangá e a adaptação para o anime tem 153 episódios.

Anúncio ~Quer desenhar seu Anime favorito? Clique e descubra como.

2) Dragon Ball Z

Dragon Ball Z Goku e Gohan

Após o final de Dragon Ball, a história continua com Dragon Ball Z, que é dividido em várias sagas emocionantes e cheias de ação. A série se passa 5 anos após o Dragon Ball Clássico, Goku já é adulto e tanto seus desafios como poderes vão escalando exponencialmente. Ele enfrenta desafios cada vez maiores, incluindo vilões extraterrestres e androides perigosos. Dragon Ball Z é uma das séries mais icônicas da franquia.

Dragon Ball Z Goku vs Ginyu Force

O mangá de Dragon Ball que adapta a fase Dragon Ball Z tem 325 capítulos, iniciando no 195 e terminando no 519. A adaptação para o anime tem 325 episódios.

Dragon Ball Z Gotenks vs Majin Boo

Dragon Ball Z tem três filmes considerados canônicos: Dragon Ball: A História de Trunks (1993), Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses (2013) e Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza (2015).

3) Dragon Ball GT

Dragon Ball GT

Embora não seja canônica, Dragon Ball GT é a próxima série produzida pela Toei Animation. Ela apresenta eventos que ocorrem após Dragon Ball Z, mas é importante mencionar que a história de GT não foi criada pelo criador original da série, Akira Toriyama. GT segue as aventuras de Goku transformado em criança novamente e aborda novos inimigos e desafios.

Não tem base no Mangá e a série de anime tem 64 episódios.

Dragon Ball GT Baby Vegeta vs Goku

4) Dragon Ball Kai

Dragon Ball Kai

Dragon Ball Kai é uma versão remasterizada e revisada de Dragon Ball Z, lançada em 2009 em comemoração aos 20 anos de Dragon Ball Z, com algumas cenas reeditadas e remasterizadas para melhor qualidade de imagem e som. A principal diferença é que Dragon Ball Kai remove a maioria das cenas fillers e mantém o foco na trama principal. É uma excelente opção para quem deseja acompanhar a história essencial de Dragon Ball Z de forma mais concisa.

Dragon Ball Kai adapta a mesma fase que abrange Dragon Ball Z e tem 159 episódios na versão Japonesa e 167 episódios na versão americana (a versão americana tem mais episódios do Gohan na escola, no começo da saga Majin Buu e atuando como Grande Saiyaman).

5) Dragon Ball Super

Dragon Ball Super

Dragon Ball Super é a sequência oficial de Dragon Ball Z, e o anime que continua a história original de Dragon Ball após os eventos de Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses e Dragon Ball Z: A Ressurreição de Freeza (dois filmes que serviram como base para a série). Dragon Ball Super segue as aventuras de Goku, Vegeta e seus amigos em novos arcos narrativos repletos de batalhas épicas e novos poderes.

O mangá de Dragon Ball Super continua em desenvolvimento, é feito a quatro mãos, com o roteiro de Akira Toriyama com a arte de Toyotaro, e atualmente está no capítulo 94, na nova saga dos Andróides. O anime de Dragon Ball Super foi ao ar de 2015 a 2018 e teve 131 episódios.

Dragon Ball Super Goku e Vegeta

Após o término do anime, Dragon Ball Super teve dois longa metragens, que são considerados canônicos: Dragon Ball Super: Broly (2018) e Dragon Ball Super: Super Hero (2022).

6) Dragon Ball Heroes

Dragon Ball Heroes

Dragon Ball Heroes é uma série de anime promocional baseada em um jogo de cartas arcade do mesmo nome. A história não é canônica e apresenta batalhas incríveis, juntando personagens de diversas eras e momentos emocionantes, mas não faz parte da continuidade oficial da série.

Dragon Ball Heroes Goku Super Saiyjin Blue e Goku Xeno Super Saiyajin 4

Os episódios de Dragon Ball Heroes são mais curtos do que um anime regular, tendo cerca de 10 minutos. Atualmente está no episódio 49 e assim como Dragon Ball GT, não tem Mangá como base.

E como assistir Dragon Ball na ordem Cronológica?

Dragon Ball Super Goku Black

Vamos dar algumas opções de como assistir Dragon Ball na ordem Cronológica.

Caso tenha interesse e mergulhar de cabeça em tudo o que foi lançado de Dragon Ball, pode seguir a ordem acima, seguindo:

  1. Dragon Ball Clássico
  2. Dragon Ball Z
  3. Dragon Ball GT
  4. Dragon Ball Kai
  5. Dragon Ball Super
  6. Dragon Ball Heroes
  7. Filmes de Dragon Ball

Caso queira fazer uma versão mais enxuta, assistindo apenas o que é considerado canônico, temos essa opção:

  1. Dragon Ball Clássico
  2. Dragon Ball Z ou Dragon Ball Kai, dependendo do tempo disponível. (Dragon Ball Kai tem pouco mais da metade dos episódios de Dragon Ball Z e conta a mesma história)
  3. Dragon Ball Z: A História de Trunks (ver no final da Saga de Cell, de Dragon Ball Z)
  4. Dragon Ball Super
  5. Filmes: Dragon Ball Super: Broly e Dragon Ball Super: Super Hero
Dragon Ball Super – Super Hero: Orange Piccolo e Beast Gohan

Os filmes Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses (2013) e Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza (2015), são retratados nos primeiros capítulos de Dragon Ball Super, e apesar de canônicos, são arcos com basicamente a mesma história.

Agora que você conhece a ordem correta para assistir ao anime Dragon Ball, prepare-se para mergulhar em uma jornada repleta de ação, amizade e poderes incríveis. Aproveite cada momento enquanto viaja pelo universo de Dragon Ball!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui